Tubos de aço galvanizado: conheça suas aplicações

tubos de aço galvanizado

Os tubos de aço galvanizado adquiriram uma importância inestimável para empresas de construção civil nos últimos anos. Isso porque são materiais de extrema durabilidade e que conseguem proporcionar alta resistência aos projetos de engenharia. São muito indicados para a condução de fluidos e para a instalação de postes, por exemplo.

Eles são fabricados em ferro e carbono, e ainda trazem como vantagem o acabamento em galvanização que os reveste com zinco. Nesse post, iremos falar mais sobre do que os tubos de aço galvanizado são feitos, quais são as suas aplicações dentro da indústria e as vantagens que trazem para cada uma delas.

Como os tubos de aço galvanizado são feitos?

Os tubos de aço galvanizados são fabricados com base em uma chapa soldada, para que assim se forme o cilindro de aço. Os formatos dessas peças podem variar, mas o redondo ainda é o mais utilizado pelas indústrias. Quando são moldadas, passam para a próxima etapa do processo: a galvanização. 

Ela é feita com a aplicação de finas camadas de zinco, potencializando a resistência dos tubos de aço galvanizado aos efeitos da corrosão. Para esses processos, é de grande relevância que as metragens, espessuras e diâmetros estejam de acordo com as escolhidas pelo projeto. Assim, a condução de materiais gasosos, líquidos ou pastosos acontecerá sem complicações.

Locais que os utilizam

Esses materiais são utilizados em diversas áreas da indústria, devido à flexibilidade, durabilidade e processos de resistência pelos quais passa. Além disso, os tubos de aço galvanizado também oferecem custos muito acessíveis, tornando seu uso ainda mais vantajoso. Confira a seguir alguns dos segmentos que mais os utilizam:

Usinas de açúcar e álcool

O segmento sucroalcooleiro é um dos que mais utiliza os tubos de aço galvanizado. Eles são aplicados em sistemas de transferência de líquidos e grânulos, em condições extremamente quentes e agressivas. Por isso seu uso é muito difundido, pensando na resistência que traz às mais variadas temperaturas. A facilidade que trazem na limpeza também são muito benéficas para esse tipo de material.

Indústrias química e petroquímica

As propriedades anticorrosivas dos tubos de aço galvanizado são muito valorizadas dentro deste setor. Eles garantem que fluidos passem em seu interior com total segurança, além de trazerem baixa rugosidade. Essa característica é ideal para que incrustações não aconteçam, com crostas devido ao acúmulo calcário e outros sais. São utilizados para o processamento, transporte e manipulação de substâncias químicas diversas, sem prejudicar a vida útil das peças.

Tubos de aço galvanizados na indústria automobilística

Esse segmento da indústria faz a utilização dos tubos de aço galvanizado tanto na fabricação de automóveis, quanto na construção dos próprios veículos. São essenciais para garantir que a lataria dos carros tenha uma boa resistência e não sofra com as intempéries provenientes do tempo, como a chuva, vento, contato com a água, entre outros fatores.

Obras públicas

Os tubos de aço galvanizados auxiliam tanto na sinalização de trânsito como em postes de iluminação. São os principais materiais dessas construções, em decorrência da grande durabilidade e resistência à corrosão que oferecem, não trazendo a necessidade de uma manutenção tão frequente.

Agora que você conhece quais as aplicações dos tubos de aço galvanizado, é preciso encontrar uma loja que os comercialize com a qualidade necessária. A Ditual é uma empresa que trabalha com produtos sidero-metalúrgicos. Trazemos produtos que seguem adequadamente os padrões de fabricação e profissionais que poderão atendê-lo com total dedicação!

Para mais dicas, confira nosso blog.

Deixe uma resposta