Conheça quais são os tipos de tubo de aço

tubos com costura em SP

Há diversos tipos de tubo de aço, que servem para diferentes aplicabilidades na indústria. Eles fazem parte da constituição estrutural de diversas máquinas industriais e de equipamentos agrícolas. Também são fundamentais na construção de usinas hidrelétricas e termelétricas, auxiliando no transporte da energia.

As indústrias possuem uma necessidade muito grande de matérias-primas que não sejam corrosivas. Por isso o aço se tornou um material tão recorrente nesses locais, principalmente quando é galvanizado. Neste post, iremos tratar dos diferentes tipos de tubo de aço disponíveis no mercado, onde são aplicados e para que servem.

Características dos tubo de aço

tipos de tubo de aço

Os tipos de tubo de aço podem ser encontrados em uma vasta modalidade de diâmetros e características específicas, de acordo com as necessidades de cada projeto. Eles são classificados em basicamente duas formas: com e sem costura. Os sem costura não contam com nenhum tipo de soldadura e são construídos com base em um desenho de um sólido em cima de uma haste.

Já os tipos de tubo de aço com costura, devido a como a sua fabricação é feita, permitem ser encontrados em diferentes diâmetros, espessuras e metragens. Esses materiais ainda podem ser confeccionados passando pelo processo de galvanização, que os tornam ainda mais resistentes. O aço galvanizado oferece uma espécie de blindagem, revestindo-o com materiais nobres como o zinco e tornando-o imune à corrosão. 

Entre as principais vantagens de adquirir tubos de aço, destacamos sua grande força à pressão interna e externa. Com esses materiais, dificilmente será possível encontrar algum vazamento e, caso haja, estes podem ser reparados de forma muito rápida. Ainda, são populares por serem fabricados em grandes amplitudes.

Quais são os tipos de tubo de aço?

Existem diferentes tipos de tubo de aço disponíveis no comércio para construção civil e na indústria. Os tubos de aço quadrados, também conhecidos como metalon, são materiais com alta concentração de carbono e são utilizados principalmente na indústria de fundações, de máquinas e outras áreas que demandam de alta resistência em seus equipamentos. 

Já os tipos de tubo de aço retangulares são aplicados na montagem e desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas. Sua forma geométrica permite que sejam usados em mezaninos, vigas e colunas de sustentação, fundações e como suporte para pisos de metal. Além disso, têm uma demanda muito grande na produção de maquinários e equipamentos que exigem alta durabilidade.

Os tubos industriais redondos são empregados na construção civil e na arquitetura, devido a sua confecção com aço carbono que oferece costura longitudinal. Eles são soldados por meio de uma resistência elétrica de alta frequência. Possibilitam a construção de estruturas metálicas de brinquedos para playgrounds, equipamentos de academia, corrimões de escada, equipamentos médicos, usinagem, entre outros.

Os tipos de tubos redondos de condução são aqueles aplicados no transporte de água e outros fluidos, que em geral são corrosivos e abrasivos. Conduzem ar comprimido, gases e vapores ordinários em residências e instalações comerciais, além de redes de incêndio prediais e na condução de ar condicionado. São maleáveis e flexíveis, sendo submetidos às mais diversas inclinações de curvaturas.

Sabendo de quais são os tipos de tubo de aço disponíveis, agora você poderá escolher qual o mais adequado para o seu projeto arquitetônico e de engenharia. Para isso, saiba que você pode contar com a ajuda da Ditual! Nós somos uma empresa especializada em produtos sidero-metalúrgicos, com total qualidade e segurança!

Para mais dicas, confira nosso blog

Deixe uma resposta