Processo de fabricação de tubos galvanizados

tubos galvanizados

O processo de fabricação de tubos galvanizados é extremamente importante para garantir a blindagem contra corrosão. Porém, como esse processo é realizado? No texto de hoje, explicaremos melhor sobre como funciona esse procedimento de galvanização.

Em tese, o processo parece até simples. O tubo é mergulhado em zinco fundido e, por consequência, recebe uma camada protetora. Mas existem outros processos que tornam a galvanização um pouco mais complexa.

A fabricação de tubos galvanizados acontece de duas maneiras: por imersão quente ou por eletrogalvanização. Normalmente, as peças são feitas a partir de chapas de aço para que, posteriormente, sejam trabalhadas e revestidas com o zinco ou com ligas metálicas de zinco. Ou seja, são tubos com costura todavia homogêneos.

tubos galvanizados

Existem particularidades na produção de cada tipo de peça que são definidas pela norma de órgãos regulamentadores da qualidade do resultado final, como por exemplo, a ABNT –  Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Processo de galvanização por imersão a quente

A galvanização por imersão a quente passa por algumas etapas. São elas:

  • Desengorduramento – o tubo de aço é submetido a um processo desengordurante que tem como objetivo remover resíduos de lubrificantes ou marcações de fábrica;
  • Decapagem ácida – depois de enxaguar a peça, ela é imersa em ácido (sulfúrico ou clorhídrico) com o intuito de remover completamente quaisquer resquícios de óxidos e evitar ferrugens. Posteriormente, seu ph é regulado novamente;
  • Fluxagem – nessa parte do processo é usado cloreto de zinco ou cloreto de amônio para que sejam retirados os óxidos formados na decapagem;
  • Banho de zinco – a peça é mergulhada em zinco fundido com temperatura de, aproximadamente, 450 graus e fica imerso até que reaja com o ferro e fique metalurgicamente ligado a ele;
  • Arrefecimento – a peça é imersa em água ou em uma solução de passivação para remover o excesso de zinco e passar por um resfriamento.

Galvanização em banho eletrolítico

tubos galvanizados

Esse é um processo onde íons de zinco, em uma solução, são ligados a um ânodo (polo positivo de um circuito elétrico) e levados a revestir uma peça que está ligada em um cátodo (polo negativo de um circuito elétrico). Assim, o zinco se deposita na superfície da peça para protegê-la. 

Onde encontrar tubos galvanizados

Saiba que aqui na Ditual você encontra o que há de mais completo quando o assunto é tubos galvanizados. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais capacitados. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer o que há de mais completo nesse setor. 

Para mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você ficar por dentro de tudo o que acontece nesse segmento. Até a próxima!!

Deixe uma resposta